Mecanicismo, matematicismo

Mecanicismo é uma forma de compreender o mundo, segundo a qual eventos ocorrem por razões, e essas razões são forças, no sentido físico da expressão. Assim, o movimento se inicia pela atuação de uma força sobre um corpo, e se mantém, até que outra força atue sobre o mesmo corpo inibindo o movimento. O movimento é determinado por essa força e, nesse sentido, mecanicismo e determinismo têm parentesco. Isso é uma lei, e a linguagem que expressa essa gramática, como diz Galileu Galilei, é a matemática (por exemplo: F = ma).

A complexidade não necessariamente abandona o mecanicismo nem o determinismo, tampouco a matematização, embora haja novas nuances nesses temas em ciências naturais.

Em ciências humanas e sociais, porém, as “forças” que atuam sobre as pessoas, gerando movimentos, são difíceis de serem compreendidas: instintos, pulsões, temores, sanções, convenções, conveniências, valores econômicos, gostos, amores, paixões etc. É de se supor que determinadas ações individuais e sociais decorrem de um jogo complexo de “forças” de várias espécies. Uma compra pode ser motivada por razões econômicas, mas também por pulsões irracionais, por conveniência social etc., por uma, duas ou mais dessas razões, inclusive antagônicas, somadas. Daí a dificuldade de se saber qual a razão “determinante”, se é que há alguma, em muitas ações. E, mais ainda, a dificuldade, às vezes impossibilidade, de estabelecer uma lei, expressa em fórmula matemática, para ações humanas e sociais.

André Folloni

Anúncios
Esse post foi publicado em Categorias da complexidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s